terça-feira , 12 dezembro 2017
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Vai redefinir seu celular Android? Antes leia isto com URGÊNCIA!

Acredito que muitos assim como eu, desconhecem o novo método de segurança imposto pelo Google junto aos dispositivos Android. O que vou relatar a seguir, ocorreu comigo ontem (31/10/2017).
Como de rotina, ontem alterei minha senha do Google como faço periodicamente para evitar quaisquer perdas de informações e até para segurança mesmo. Acontece que meu smartphone (Moto Z Play), já vinha há uns 2 dias apresentando problemas no aplicativo do Facebook (fechando constantemente do nada), e além disso eu estava recebendo constantes SMS de uma confirmação de código do próprio Facebook (então logo suspeitei que alguém estava tentando acessar minha conta). Então acessei o Facebook pelo computador (já que no app estava impossível), e alterei também minha senha do Facebook. Até ai tudo bem.

Acontece que, como já havia feito todo tipo de limpeza no smartphone, já havia desinstalado e reinstalado o app do Facebook e nada resolvia, então só me restou redefinir o smartphone a padrões de fábricas. E assim o fiz, e todo o processo ocorreu com sucesso. O grande problema na minha opinião, ocorreu quando o smartphone iniciou pela primeira vez após ser redefinido, e começou o processo de configuração do aparelho.

Após umas perguntas iniciais, como qual linguagem deseja para o smartphone, se vai importar uma configuração já existente ou vai configurar um novo dispositivo, eis que surge a tela para que você efetue o login com sua conta Google.

login; OK.
senha; Eis que surge essa maldita informação na imagem a seguir:

Como assim 24hrs pra poder voltar a utilizar meu smartphone? Apenas porque alterei minha senha recentemente? Então pelo computador busquei soluções por todos os cantos e sem sucesso. Até que consegui um número de telefone do Google (0800 724 8149), no qual entrei em contato e fui muito bem atendido por um profissional Google. Expliquei toda a situação, me identifiquei de todas as formas possíveis e viaveis. Mas sem sucesso. A resposta que tive foi; “Uma vez mais, eu sinto muito pelo transtorno que você está passando. Como já citei anteriormente, eu não tenho como alterar este protocolo de segurança. Você terá que aguardar as 24 horas para voltar a utilizar o seu smartphone.”

Agradeci o “suporte” do rapaz que me atendeu muito gentilmente, e desliguei a ligação. Mas, o que consegui absorver com tudo isso?

Ao mesmo tempo em que o Google dá um salto enorme em relação a sua segurança com smartphones, ela também tira um direito seu e te causa sérios danos.

Percebi que, para que hoje você utilize um smartphone Android recem redefinido, é necessário que você utilize a conta Google que estava vinculada anteriormente (não será possível utilizar outra conta se não a que estava vinculada anteriormente) Ahhh, mas e se eu vender meu celular e precisar redefinir o aparelho para outra pessoa utilizar? Antes de redefinir o aparelho, você precisará ir em configurações -> contas e remover a sua atual conta Google do dispositivo (ai sim você poderá redefinir o aparelho e inserir uma nova conta Google).

No meu caso, estou tendo de esperar 24hrs para utilizar o aparelho, porque troquei a senha recentemente (eu particularmente continuo sem entender o porque disto). Pois se estou me identificando, com login e senha corretos, qual o problema que há nisso? Acho isto um grande problema e que o Google precisará modificar isso o quanto antes. Caso contrário terá serus problemas com seus usuários e provavelmente poderá vir a receber processos judiciais. Repito, pois além de tirar meu direito de utilizar meu smartphone durante um determinado período sem uma justificativa plausivel, ainda pode vir a causar danos irreparaveis. Hoje muitas pessoas dependem do celular para trabalhar, fechar negócios e etc. Então muito cuidado Google, este método de bloquear o aparelho por 24hrs no meu ver esta muito errado!

Percebi ainda que, apesar do grande salto em relação a segurança do smartphone, ainda assim é possível utilizar o aparelho em casos extremos. Mas para isso seria necessário o auxilio de alguém com conhecimento na área de smartphones, para que troque a ROM do aparelho. Desta forma seria possível burlar a segurança do android, contudo estaria arriscando a integridade física do aparelho e até perdendo a garantia do mesmo junto a assistência técnica.

Espero que esse artigo possa ajudar e esclarecer as pessoas para que não passem as 24hrs sem poder utilizar sem aparelho.

Gostou do artigo? Compartilha ou deixa seu comentário. Abraços e até mais!

Sobre João Victor Brasil

Desenvolvedor no Núcleo de Tecnologia Multimídia do SENAI/AL desde 2012. Atualmente concluindo o Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Mauricio de Nassau.

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